A Universidade de Stanford analisou 237 estudos de produtos orgânicos, carnes e laticínios e concluiu que os alimentos orgânicos não são mais nutritivos que os convencionais. Isto é, apenas seguindo orgânico para tudo, não traz óbvios benefícios para saúde, imediatos.
Alimento orgânico ou convencional?
Os que defendem os orgânicos dizem que eles são mais saudáveis por não conter pesticidas, hormônios ou outros produtos químicos, geralmente usados na agricultura.
Em alguns casos, investigadores mediram diferenças significativas.
Em 2010, cientistas da Universidade Estadual de Washington, concluiram que os morangos orgânicos tem mais vitamina C e antioxidantes que os convencionais. Tomates orgânicos tem mais polifenóis, um tipo de antioxidante, do que os tomates convencionais de acordo com estudos da Universidade de Barcelona.
No entanto, outras variáveis, como maturação, podem influenciar o conteúdo nutricional ainda mais. Um pêssego ou fruta que chega ao pico de maturação com o uso de agrotóxicos podem conter vitaminas consideravelmente mais do que uma fruta menos madura cultivada organicamente.
Há preocupações com pesticidas, pois parecem causar alguns tipos de câncer. Alguns destes pesticidas já foram banidos.
A agricultura orgânica teve menos impactos ambientais, mas devido aos rendimentos mais baixos, o efeito ambiental dos orgânicos foi maior por produto enviado.
Quais as suas razões para a compra de produtos orgânicos? Deixe sua opinião.
Fonte: Kenneth Chang
Anúncios
Pingback: Alimento orgânico ou convencional? « mundoteo