As flores não só embelezam e aromatizam o ambiente, elas também são ótimas para a alimentação. Parece ser muito prazeroso comer um prato com pétalas de flores, mas há alguns cuidados a serem tomados ao usar as flores na alimentação.
Não colha flores das ruas, campos ou lugares públicos, pois ficam impregnadas de poluição e podem ter sido tratadas com produtos químicos. Flores com pesticidas ou outros produtos químicos não poderão ser consumidas. Lembre-se que nem todas as flores são comestíveis, algumas são venenosas. Consuma flores apenas de fornecedores próprios para consumo. A conservação é de uma semana na geladeira.
Muitas flores já foram incorporadas a nossa dieta e as vezes nem percebemos que são flores por estarmos acostumados a consumí-las que são a couve-flor, brócolis, alcachofra, cravo e açafrão por exemplo.
Cientistas israelenses desenvolveram flores que tem a quantidade semelhantes de calorias da alface, são rosas, cravos e gladíolos. Essas flores foram escolhidas para o estudo porque são facilmente encontradas em todo o mundo. Agora eles estão tentando melhorar o sabor das pétalas para torná-las viáveis comercialmente.
Há uma variedade enorme de flores comestíveis, aqui vai uma lista de algumas que encontrei aqui no Brasil, mas existem muitas outras:
- Flor de mel branca: flor de aroma intenso de mel, delicada e branca
- Flor de mel roxa: aroma de mel, coloração arroxeada, flor bem delicada
- Verbena: flores delicadas e coloridas, o aroma lembra queijo
- Flocos: coloridas e lindas, delicadas no ponto exato
- Violeta: violeta africana, boa durabilidade, gosto adocicado
- Calêndula: suas pétalas tornam o prato mais rebuscado e lindo
- Flor de ruqueta: é tão intensa quanto delicada, sua coloração amarela, engana quanto ao seu sabor típico a rúcula selvática
- Flor de manjericão: aroma e sabor intensos como o manjericão, flor delicada e linda
- Amor perfeito: clássica flor comestível, sabor e aroma delicados
- Flor begonia: de sabor azedinho que agrega não só a saladas como também a sobremesas e outros pratos da escolha do chef
- Flor de Jambu: típica do Pará, tem como principal característica amortecer a boca instantaneamente ao ser consumida
No próximo post vou trazer uma receita bem saudável para vocês.
Fonte: droervaseflores.com
Pingback: Salada verde com flores comestíveis | Mundoteo