Esse alimento crocante faz um bem enorme ao nosso organismo, olhos, pele, cabelo, tireóide, dentes, mucosas, ossos, sistema imunológico e também previne úlceras, reumatismo e até mesmo a arterioesclerose.
Rica em vitamina A e C, é ótima para crianças que estão se desenvolvendo. Contém vitamina B que é ótima para o sistema nervoso e a vitamina C como todos já sabemos é perfeita para estimular as defesas do organismo. Além de vitaminas a cenoura contém sais minerais , como o cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo que é essencial para a glândula tireóide.
A cenoura é rica em beta-caroteno que se transforma em vitamina A no fígado. A vitamina A é transformada em rodopsina na retina, a rodopsina é um pigmento púrpura necessário para a visão noturna. O beta-caroteno também protege contra a catarata e a degeneração macular. Pessoas que comem beta-caroteno tem um risco 40% menor de degeneração macular do que as que não consomem.
A cenoura também reduz as chances de ter câncer de pulmão, câncer de mama e câncer de cólon. Como? A cenoura produz um pesticida natural o Falcarinol um anticancerígeno que protege suas raízes de doenças por fungos.
O beta-caroteno em grandes quantidades atua como anti-oxidante para os danos celulares causados ao corpo através do metabolismo normal. Ele ajuda e retarda o envelhecimento das células.
Também conhecidas por prevenir infecções elas podem ser usadas sobre as feridas, cruas ou cozidas.
As cenouras são ótimas para serem consumidas cruas pois limpam os dentes e estimulam as gengivas. Os minerais das cenouras evitam danos nos dentes. Para as crianças é ótima para fortalecer os dentes.
A universidade de Harvard fez uma pesquisa e concluiu que as pessoas que consomem mais de seis cenouras por semana tem menos probabilidade de sofrer um AVC.
23 de outubro de 2012 às 13:16
Amo cenoura! rsrs